Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CAMPANHA 10 MINUTOS A FAVOR DA SAÚDE

O que é esse projeto?

Sabemos que uma semana tem mais de 10 mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue? Com base na proposta da iniciativa 10 Minutos Contra Dengue, resultado da parceria entre IOC/Fiocruz e a Sesdec/RJ. Tal iniciativa é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais, de apenas 10 minutos, da população dentro de suas residências para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas (80,43% dos focos). Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.

Para orientar a ação de 10 Minutos a Favor da Saúde, foi elaborado um guia com os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico, orientação de medidas de prevenção e uma tabela que poderá orientar sua checagem semanal.

Que ambientes inspecionar nestes 10 minutos?
1. Caixa d’água;
2. Calhas;
3. Galões, tonéis, poços, latões, tambores, fossas;
4. Pneus, garrafas vazias;
5. Ralos;
6. Bandejas de ar-condicionado/climatizadores;
7. Bandejas de geladeiras;
8. Pratos dos vasos de plantas;
9. Plantas: bambus, bananeiras, bromélias, gravatais, Barbosa, espada-de-são-jorge dentre outras;
10. Vasos sanitários em desuso;
11. Áreas de serviço;
12. Lonas;
13. Piscinas.

DIVULGUEMOS ESSA IDÉIA! AGIR NA PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!
José Aparecido de Souza
Coordenador do Programa Municipal de Controle a Dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário