Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

COMUNICADO PÚBLICO

Por meio desse comunicado público informo aos órgãos de imprensa sobre a real situação da dengue e da infestação do Aedes aegypti em Alta Floresta, MT.

1. Peço em nome de nossos Agentes de Combate as Endemias - ACE, que as instituições organizadas: Escolas, órgãos públicos, Igrejas, Associações de Moradores, Clubes de Mães, Comércio em geral, Rotary, Lions dentre outros organismos, criemos uma força tarefa de combate a mosquito transmissor da dengue.

2. Cada instituição dessas se organizar internamente com seus funcionários, com seus clientes, com seus sócios, medidas de orientação e de prevenção ao referido vetor, retirando pelo menos 10 minutos (http://saude-emfoco.blogspot.com/2011/04/campanha-10-minutos-favor-da-saude.html) no intuito de inspecionar seus quintais e pátios diminuirá e muito a infestação e proliferação do mosquito.

3. Outro ponto importante são as borracharias. Peço a esses comerciantes que continuem a receber os pneus e materiais rodantes que a população lhes apresentem, pois mesmo frente a dificuldade de termos um veículo que vá a essas empresas a fim de retirar os pneus a cada 15 dias, ainda é o melhor local para armazenar esse tipo de objetos.

4. Convém ressaltar que as borracharias, os ferros-velhos, cemitérios, oficinas, secretaria de obras são pontos estratégicos (PE) preconizado pelo Ministério da Saúde. Nesses locais realizamos inspeções quinzenais além da visita bimestral normal de nossos ACE. Esses ambientes, quando não cuidado pelo proprietário, se torna local propício a desova do Aedes. Recomenda-se a esses responsáveis dos PE's que mantenham seus objetos/depósitos que servem de criadouros para o vetor da dengue em local coberto ao abrigo da chuva.

5. Portanto, peço a população que evite jogar pneus ou qualquer lixo nas áreas públicas, terrenos baldios ou nas vicinais. aqueles que presenciarem o despejo de lixos ou pneus nessas áreas que façam a denúncia e anotem o número da placa do veículo para que tais pessoas sejam processadas. A população (cerca de 80% que cuida de seus quintais) não pode ficar refém desse tipo de pessoas e nem do mosquito A. aegypti.

6. No mês de novembro cerca trinta pessoas com suspeitas de dengue foram notificadas. É importante que o morador ao apresentar quadro sugestivo para dengue procure a unidade de saúde mais próxima a fim de ser medicado e o caso acompanhado. Àqueles que desejam realizar a sorologia de dengue, após passar pelo PSF, procure o laboratório da Vigilância Ambiental que a coleta seja feita e o soro encaminhado ao MT Laboratório em Cuiabá.

7. De janeiro a novembro foram encaminhadas 64 amostras para sorologia da dengue, dessas somente 5 se confirmaram reagentes (positivas) e as demais não reagentes (negativas).

8. Aquelas pessoas que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com o Ministério Público em 2010, ao rescindirem estão sendo processadas criminalmente.

9. É de suma importância que os proprietários de terrenos baldios efetuem a limpeza dos mesmos para que não sejam usados pelas pessoas de má fé no descarte de lixos.

10. Só o poder público não consegue controlar a infestação do mosquito. É preciso que unamos nossas forças para juntos vencer esta batalha.

11. Àquelas pessoas que vão viajar e ficar mais de uma semana é de suma importância que deixem alguém responsável pelo cuidado da limpeza do imóvel relacionado ao mosquito da dengue.

12. O Índice de Infestação Predial - IIP do município, se analisado semanalmente, encontra-se alto a nível de município (cerca de 2 imoveis por cem inspecionados pelos ACE), mas ao olharmos por setores/bairros é assustador (http://saude-emfoco.blogspot.com/2011/11/infestacao-do-aedes-esta-em-alta.html). Ainda não estamos em epidemia de dengue porque a população não começou a viajar.

Nota:
SE NÃO AGIRMOS AGORA, NOSSA FAMÍLIA (AS PESSOAS QUE MAIS AMAMOS) SOFRERÁ AS CONSEQUÊNCIAS, POIS DENGUE MATA!

José Aparecido de Souza
Coordenador do PMCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário