Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Plano de Contingência

Considerando a atual situação epidemiológica da dengue no âmbito municipal, esse documento tem por objetivo a prevenção de novas epidemias e a organização da rede de atenção à saúde evitando assim, a ocorrência de óbitos evitáveis.



Este plano é fruto do trabalho das áreas técnicas desta Secretaria, o qual propõe a criação do Plano de Contingência e Controle da Dengue elaborado para o período de 2011 a 2012.
Não se pretende esgotar todas as possibilidades de organização dos serviços e estratégias de atuação, porém, reunir neste documento as principais formas de atuação e intervenção com foco no período epidêmico.

As Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (http://pt.scribd.com/doc/44558812/Diretrizes-Dengue) publicadas no ano de 2009 pelo Ministério da Saúde, definem as competências de cada esfera do governo municipal, cabendo a cada instância executar as ações de rotina e articular as ações intersetoriais que visam interferir nos fatores condicionantes da dengue, e que extrapolam a competência do setor saúde.

Esperamos que este plano oriente as ações dos profissionais de saúde, gestores, comitês de mobilização e cidadãos, na redução da densidade vetorial, organização dos pontos de atenção à saúde para resposta oportuna e enfim, contribuir para a redução da morbimortalidade por dengue.

No dia 14 de dezembro de 2011, o Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta, aprovou esse Plano para o período de 2011 e 2012.

José Aparecido de Souza
Responsável pelo PMCD 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário