Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

O IMPACTO DA DENGUE NA SOCIEDADE


Os condicionantes da expansão da dengue nas Américas e no Brasil são similares e reerem-se,em grande parte, ao modelo de crescimento econômico implementado na região, caracterizado pelocrescimento desordenado dos centros urbanos. O Brasil concentra mais de 80% da população na áreaurbana, com importantes lacunas no setor de inraestrutura, tais como diculdades para garantir oabastecimento regular e contínuo de água, a coleta e o destino adequado dos resíduos sólidos. Outrosatores, como a acelerada expansão da indústria de materiais não biodegradáveis, além de condiçõesclimáticas avoráveis, agravadas pelo aquecimento global, conduzem a um cenário que impede, emcurto prazo, a proposição de ações visando à erradicação do vetor transmissor.

As epidemias de dengue determinam uma importante carga aos serviços de saúde e à economia dospaíses. Apesar de poucos estudos existentes sobre o tema, um recente trabalho realizado em oito paísesdo continente americano e asiático, incluindo o Brasil, demonstrou que o custo das epidemias ocorri-das nesses países oi de cerca de U$ 1,8 bilhão, somente com despesas ambulatoriais e hospitalares, semincluir os custos com as atividades de vigilância, controle de vetores e mobilização da população.

O quadro epidemiológico do país aponta para a vulnerabilidade de ocorrências de epidemias, bemcomo um aumento das ormas graves, possibilitando o risco de aumento de óbitos e da letalidade. Ou-tro ator de preocupação é o aumento de casos na aixa etária mais jovem, inclusive crianças, cenáriojá observado em outros países.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/44558812/Diretrizes-Dengue

2 comentários: