Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

INICIANDO O 3º CICLO (MAIO E JUNHO)

Nas semanas 19 e 20 do ano de 2011, os ACE realizaram 5.021 inspeções nos imóveis, sendo: residências (66%); comércios (7%); pontos estratégicos (0,5%); terrenos baldios (17%) e outros (9,5%). Nesse período localizaram 39 imóveis com focos de mosquitos. Em 39% desses imóveis havia positividade para o Aedes aegypti, ou seja, 87% dos focos do vetor da dengue estavam em residências.

Inspecionaram 10.413 depósitos com predominância (68%) do lixo denominado D@ (lixos de fácil remoção). Com a produção de lixos inorgânicos em nossas casas e comércios, que são armazenados inadequadamente (devem ser colocados em sacolas e estas descartadas em lixeiras para que a Secretaria de Obras faça a coleta devida)causando em nós a preocupação de servir de criadouros do mosquito Aedes e colocar em risco a nossa família, principalmente nossas crianças.

É necessário que nossos conhecimentos saiam de nossas cabeças e vão para as nossas mãos. É hora de agir!

Veja mais informações de como manter nosso quintal sem focos e criadouros do mosquito da dengue!
http://saude-emfoco.blogspot.com/2011/04/campanha-10-minutos-favor-da-saude.html

Nas semanas 18 e 19 não foram registradas nenhuma notificação de caso de dengue, porém na semana 20, 2 foram notificadas.


José Aparecido de Souza
Coordenador do PMCD
(66)3903-1175

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DENGUE EM QUEDA NA SEMANA 18

O Programa Municipal de Combate a Dengue de Alta Floresta, MT, constatou que a partir do lançamento do Projeto 10 Minutos a Favor da Saúde (25/04/2011) houve a diminuição dos focos do mosquito A aegypti e a redução da notificação de casos suspeitos de Dengue.
Tal projeto consiste na inspeção do quintal pelo morador fundamentado em 13 (treze) pontos estratégicos de sua residência que se este reservar 10 minutos por semana conseguirá eliminar os criadouros e possíveis focos do Aedes.
Ao observar as informações geradas pelo SISFAD (Sistema de Informação da Febre Amarela e Dengue) nas semanas 17 e 18 percebe-se que foram inspecionados 6.567 imóveis desses 0,62% havia presença de focos de mosquito. Dos 41 imóveis com focos registrados, 17% foram positivos para o vetor transmissor da dengue. Nestas duas semanas foram registrados 3 (três) casos suspeitos de dengue.
Convém ressaltar que a quantidade de lixo denominado D2 (garrafas pet, latas, plásticos, etc.) ainda continua alta 9.284 – ou seja, 66,7% de todos os depósitos inspecionados pelos ACE.
Contudo a população deve permanecer em constante alerta para que o município não venha a sofrer um surto epidêmico e/ou epidemia nas próximas semanas.

José Aparecido de Souza
Coordenador do PMCD

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DADOS REFERENTES AS SEMANAS 15, 16 E 17 DE 2011

Os Agentes de Combate as Endemias (ACE) realizaram inspeções em 8.016 imóveis no período referente as semanas epidemiológicas 15, 16 e 17 de 2011. Desses imóveis, 63,04% compreende residências; 6,44% comércios; 21,76% terrenos baldios; 8,39% imóveis denominados de outros (igrejas, unidades de ensino e de saúde, associações de moradores, dentre outras) e, 0,37% em pontos estratégicos (oficinas, borracharias, cemitério, ferro-velho, dentre outros).
Localizou-se 83 imóveis com focos de mosquito o que equivale a 1,04% dos imóveis inspecionados. 79,52% desses focos eram em residências.
Dos 17.891 depósitos de potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti inspecionados pelos ACE, 66,20% são depósitos (chamados de D2), lixos de fácil remoção (latas, garrafas, plásticos,...).
Nessas três semanas epidemiológicas foram notificados 12 casos suspeitos de dengue enquanto que nas semanas anteriores registraram-se 161. Ao observar os casos notificados de dengue de janeiro a abril de 2011 o município encontra-se com alta incidência, ou seja, mais de três casos por 1000 habitantes embora o IIP (Índice de Infestação Predial) encontrar-se menor que 1% o que não impede de ter uma epidemia ou surto epidêmico nos próximos meses, mesmo no período de estiagem.
Mas por que Alta Floresta pode ter epidemia? Devido à grande quantidade de depósitos inspecionados pelos ACE, descritos acima e pela maioria dos focos encontrados em residências. Outro ponto relaciona-se com o sorotipo DEN-4 que foi encontrado em Estados (Pará e Amazonas) que divisam a região norte de Mato Grosso e a facilidade de fluxo de pessoas dessas localidades com o município de Alta Floresta.
Convém ressaltar que os setores que apresentam índice acima de 1% são: Setor Norte 3 – 4,08%; Setor RI – 2,27%; Bairro Bom Jesus 1,98%; Setor D – 1,54% e Bairro São José Operário – 1,09%. Tais localidades contribuem para um possível surto epidêmico de dengue setorial quanto para todas as outras regiões, pois nessas ultimas há presença de vetor transmissor da dengue.
A partir do momento que a comunidade altaflorestense (poder público, entidades organizadas e população em geral) assumir uma postura de sujeitos da mudança e da transformação a dengue e outras enfermidades oriundas do lixo mal acondicionado irão diminuir e/ou não destruirão vidas de crianças e idosos. Percebe-se que os locais (casas) de convívio de pessoas ainda são ambientes propícios a proliferação do Aedes.
Foi lançada recentemente a “Campanha 10 Minutos a Favor da Saúde” que consiste em vistoriar o quintal eliminando os criadouros e reparando e/ou vedando os depósitos de difícil remoção, inicia-se a modificação do bem-estar individual e coletivo.
A atividade de força-tarefa de combate a dengue recolheu nesses quatro meses 21,5t (janeiro a abril de 2011).
PREVENIR É MAIS BARATO!
José Aparecido de Souza
Coordenador do PMCD