Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CAMPANHA 10 MINUTOS A FAVOR DA SAÚDE

O que é esse projeto?

Sabemos que uma semana tem mais de 10 mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue? Com base na proposta da iniciativa 10 Minutos Contra Dengue, resultado da parceria entre IOC/Fiocruz e a Sesdec/RJ. Tal iniciativa é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais, de apenas 10 minutos, da população dentro de suas residências para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas (80,43% dos focos). Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.

Para orientar a ação de 10 Minutos a Favor da Saúde, foi elaborado um guia com os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico, orientação de medidas de prevenção e uma tabela que poderá orientar sua checagem semanal.

Que ambientes inspecionar nestes 10 minutos?
1. Caixa d’água;
2. Calhas;
3. Galões, tonéis, poços, latões, tambores, fossas;
4. Pneus, garrafas vazias;
5. Ralos;
6. Bandejas de ar-condicionado/climatizadores;
7. Bandejas de geladeiras;
8. Pratos dos vasos de plantas;
9. Plantas: bambus, bananeiras, bromélias, gravatais, Barbosa, espada-de-são-jorge dentre outras;
10. Vasos sanitários em desuso;
11. Áreas de serviço;
12. Lonas;
13. Piscinas.

DIVULGUEMOS ESSA IDÉIA! AGIR NA PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!
José Aparecido de Souza
Coordenador do Programa Municipal de Controle a Dengue

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SEMANA 14

Concluímos mais uma semana de trabalho (semana 14) com resultados satisfatórios no controle a dengue no município de Alta Floresta, MT.

Foram realizadas pelos ACE, 2.034 inspeções nos imóveis urbanos com coletas de focos em 46 (2,26%), desses focos 37 (80,43%) foram localizados em residências, 39,13% dos focos estão relacionados com o vetor transmissor da dengue, o A. aegypti.

4.879 depósitos (criadouros) propícios a proliferação do mosquito A. aegypti foram inspecionados pelos ACE, 69,87% encontram-se relacionados como os depósitos chamados de D2 (passíveis de remoção: latas, garrafas, plásticos,...).

O IIP (Índice de Infestação Predial) foi de 0,88% (resultado satisfatório).

A tendência de notificações de casos de dengue é de queda nas próximas semanas. Contudo quando se trata de dengue tem que permanecer em constante alerta, pois podemos sofrer de um período a outro uma nova epidemia já que há presença do vetor em quase todos os setores trabalhados por este departamento.
Devido ao encerramento, no dia 30 de abril, da força-tarefa de recolhimento do lixo denominado “Lixo da Dengue”, no dia 25 de abril de 2011, às 09h30, no SECITEC, será lançado o “Projeto 10 Minutos a Favor da Saúde.”

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto 10 Minutos Contra Dengue

Uma semana tem mais de 10 mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue? Essa é a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra Dengue, resultado da parceria entre IOC/Fiocruz e a Sesdec/RJ. A iniciativa é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais, de apenas 10 minutos, da população dentro de suas residências para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.

Para orientar a ação de 10 Minutos Contra Dengue, foi elaborado um guia com os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico, orientação de medidas de prevenção e uma tabela que poderá orientar sua checagem semanal. É possível acessar o guia on-line ou fazer o download do pdf.

Fonte: IOC/Fiocruz

sábado, 9 de abril de 2011

Estado divulga dados da Dengue referentes ao período de 01 de janeiro a 07 de abril de 2011

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) divulga dados da Dengue referentes ao período de 01 de janeiro a 07 de abril de 2011. A notificação de casos de Dengue no período é de 4.683 casos. Desse total, 18 foram notificados como casos graves de Dengue. Até o momento foram notificados 05 óbitos, sendo 03 confirmados e 02 em investigação.

Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso tem a notificação de 665 casos de Dengue, sendo 07 de casos graves. Desses 07 casos graves registrados em Cuiabá apenas 01 é residente na Capital. Outros 06 são residentes nos seguintes municípios do estado: 01 em Tangará da Serra, 01 em Nova Brasilândia, 01 em Alto Paraguai, 01 em Guarantã do Norte e 01 em General Carneiro. E 01 caso é de pessoa residente no estado do Amazonas, em Manaus.

Em Várzea Grande a notificação é de 168 casos de Dengue. Em Sinop a notificação é de 695 casos de Dengue. E em Rondonópolis, a notificação é de 167 casos da doença.

ÓBITOS - Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por Dengue até o momento foram: General Carneiro (01 caso confirmado), Pedra Preta (01 caso confirmado) e São José do Rio Claro (01 em investigação), Colider (01 caso confirmado), Água Boa (01 caso em investigação).

As notificações de casos de Dengue em Mato Grosso, no ano de 2010, de 1º de janeiro a 07 de abril, foram de 34.894 casos, sendo que Cuiabá notificou 3.241, Várzea Grande notificou 1.602 casos, Sinop notificou 2.497 casos e Rondonópolis 3.611 casos. Em 2011, as notificações neste mesmo período foram de 4.683 casos de Dengue, em todo o estado.

Segundo o superintendente de vigilância em saúde, Oberdan Lira, o Estado de Mato Grosso mantém o alerta no monitoramento sobre o novo sorotipo da dengue, o DEN 4 que tem circulação em alguns Estado do País, porem em Mato Grosso ainda não se tem notificação de nenhum caso do novo sorotipo. O Estado estendeu o alerta aos 141 municípios.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Secretaria de Estado de Saúde continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do estado, que são: manter as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.

terça-feira, 5 de abril de 2011

DADOS REFERENTE A SEMANA 13

No período de 27/03 a 02/04 de 2011 (semana epidemiológica 13) os ACE realizaram 2.683 inspeções de imóveis no município, que foram localizados 52 focos, destes 44, em residências, obtendo um IIP de Aedes aegypti 0,93% (25 focos positivos). Continua a predominância do lixo do grupo D2 (recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos) são passíveis de remoção totalizando 4.194.

Estamos com 145 notificações de casos suspeitos no ano de 2011 (janeiro a 05 de abril) até o momento, na semana 12 foram registrados 11 casos enquanto que na semana 13, 5 casos notificados.

Constatou-se nessa semana, que mesmo com a sensibilização das lideranças de nossos bairros ainda há muita presença de lixo do tipo D2 no interior dos imóveis (residências, comércios, pontos estratégicos e outros) que possuem moradores ou que têm pessoas no decorrer do dia. Das 52 coletas de larvas de mosquito somente 4 foram em terrenos denominados de baldios ou áreas verdes, ou seja, 92,30% dos focos foram em locais habitados.

É necessário que haja um maior comprometimento dos moradores que ainda estão negligenciando com a própria saúde e a saúde coletiva. Esses moradores representam, hoje, 1,93% dos imóveis inspecionados nessa semana.

Porém ao fazermos comparativos de incidência de casos de dengue em 2010 (janeiro a março) encontrávamos com 610,72 casos por 100.000 habitantes, que classificava o município em alta incidência, enquanto que, em igual período, em 2011, estamos com 282,02 casos por 100.000 habitantes que caracteriza média incidência.

Haja vista a entrada do sorotipo 4 (quatro) de dengue nos estados do Amazonas e Pará que fazem divisas com nossa região e também por grande fluxo de pessoas dessas localidades em Alta Floresta estamos muito preocupados com a possibilidade de termos uma nova epidemia já que a população não está imune ao sorotipo 4.

Nesta semana (04 a 08 de abril) continuamos a realizar as atividades de força-tarefa de combate a dengue nos seguintes setores:

SETORES: Norte 02, Norte 03, Distrito Industrial, Cidade Bela, Jardim Flamboyant havendo disponibilidade iniciará o Bairro Bom Jesus.


Atenciosamente,

José Aparecido de Souza

NOTA:
Quaisquer dúvidas entrar em contato no telefone: (66)3903-1175 (horário comercial) ou por e-mail: controleadengue@gmail.com